
Dois meses após ter realizado a perfuração do poço pioneiro do bloco C-M-791, na Bacia de Campos, a Shell encontrou indícios de gás. A descoberta, feita em lâmina d’água de 2.917 metros, foi notificada à ANP na segunda-feira (21/3).
A perfuração foi executada pela sonda West Tellus, da Seadrill, que também foi empregada no programa de intervenção no Parque das Conchas (BC-10).
Apesar de a licença concedida pelo Ibama autorizar a perfuração de até três poços no C-M-791, com possibilidade de realização de um teste de formação de curta duração, a Shell informou ao PetróleoHoje que o plano previsto, no momento, contempla apenas a perfuração do poço pioneiro.
Arrematado na 15ª Rodada, em 2018, o bloco C-M-791 é operado pela Shell (40%), em parceria com a Petrogal (20%) e a Chevron (40%). O vencimento do período exploratório mínimo (PEM) do C-M-791 ocorrerá apenas em 7 de agosto de 2026.
Este é o segundo indício de hidrocarbonetos constatado na Bacia de Campos em 2022. O primeiro foi da Petrobras, no bloco Três Marias, no pré-sal de Campos, onde foi encontrada a ocorrência de óleo e gás.
Fonte: PetroleoHoje