A diretoria da ANP aprovou a venda do Polo Miranga e do Polo Peroá, desinvestimentos da Petrobras, para a SPE Miranga S.A. (subsidiária da PetroReconcavo) e para a 3R Petroleum, respectivamente, em reunião realizada na quinta-feira (23/9).
Como condicionante para a aquisição, a ANP determinou a apresentação, pelas novas operadoras, de propostas de instrumentos que assegurem o descomissionamento, bem como uma declaração conjunta atestando a transferência de operação.
O Polo Miranga foi adquirido da Petrobras em fevereiro deste ano, em acordo avaliado em US$ 220 milhões. O ativo é formado por nove campos terrestres localizados na Bahia: Apraius, Biriba, Fazenda Onça, Jacuípe, Miranga Norte, Miranga, Riacho de São Pedro, Rio Pipiri e Sussuarana – que serão operados pela SPE Miranga S.A. com 100% de participação.
Com a formalização dessa aquisição, a PetroReconcavo está mais próxima da sua meta de se tornar a maior produtora de gás natural onshore do Nordeste uma vez que, nessa região, o gás possui relevância maior do que o óleo, conforme publicado pelo PetróleoHoje.
Assim como o Polo Miranga, o Polo Peroá também foi adquirido da Petrobras em fevereiro, em transação avaliada em US$ 55 milhões. O polo é formado pelos campos de Peroá e Cangoá e pela concessão BM-ES-21, todos na Bacia do Espírito Santo.
A 3R também irá operar os ativos com 100% de participação. Os campos de Peroá e Cangoá estão localizados em águas rasas, enquanto o BM-ES-21 – que inclui a descoberta de Malombe, em avaliação desde 2014 – está localizado em águas profundas.
A aquisição do Polo Peroá também está de acordo com a estratégia da 3R, já que a companhia anunciou que pretende expandir a sua atuação para campos maduros offshore. Essa foi a motivação, inclusive, da criação da 3R Offshore, que será a operadora desse conjunto de ativos.
Tanto a PetroReconcavo como a 3R possuem, em seu portfólio, outros ativos adquiridos do plano de desinvestimento da Petrobras. A PetroReconcavo já adquiriu, por exemplo, o Polo Remanso e o Polo Riacho da Forquilha, enquanto a 3R possui participação no Polo Macau e no Polo Rio Ventura.
Fonte: Petróleo Hoje