A Petrobras encontrou indícios de petróleo na descoberta de Três Marias, que, originalmente, foi notificada à ANP apenas com indícios de gás, segundo informações obtidas pelo PetróleoHoje via assessoria de imprensa. A agência reguladora informou que houve uma atualização das informações encaminhadas na primeira Notificação de Descoberta, que foi disponibilizada no site da ANP em janeiro deste ano.
O poço pioneiro de Três Marias (1-BRSA-1382D-RJS) teve a sua perfuração iniciada em outubro do ano passado, pela sonda Ocean Courage, da Diamond. Tanto os fluidos de gás quanto os de petróleo foram encontrados na mesma lâmina d’água de 2,223 m.
A área de Três Marias foi arrematada no 4ª Rodada de Partilha da ANP, realizada em 2018, pelo consórcio formado por Petrobras (30%), Chevron (30%) e Shell (40%). O bloco está em seu primeiro período exploratório, que vence em dezembro de 2025.
A Petrobras planeja a instalação de um FPSO em Três Marias, com início de operação a partir de novembro de 2028. A embarcação projetada para a área terá planta com capacidade para produzir 150 mil bpd, com 16 poços, sendo oito produtores e oito injetores (tipo WAG).
Conforme publicado pelo PetróleoHoje, a semissubmersível Ocean Courage também será responsável pela campanha na área de Dois Irmãos – cuja perfuração do pioneiro foi iniciada na última sexta-feira (11/3) – e no Entorno de Sapinhoá, localizados no pré-sal de Campos e Santos, respectivamente.
Fonte: PetróleoHoje