Schlumberger, Baker e Halliburton contratadas para Frade e Wahoo

Norbe VI (Fonte: Ocyan)

A PetroRio definiu a contratação do serviço de perfuração para os projetos de Frade e Wahoo, na Bacia de Campos. O início da campanha está previsto para o primeiro trimestre de 2022. Ao invés da proposta original de fechar um único pacote, a petroleira optou por desdobrar o processo em três negócios distintos, contratando a Schlumberger, Halliburton e Baker.

A Schlumberger foi contratada para o serviço de perfuração, brocas e fluidos. Já a Halliburton ficará responsável pelo serviço de cimentação e completação, enquanto a Baker responderá pela unidade de cimentação e controle de areia.

Os três pacotes totalizam cerca de US$ 80 milhões e contemplarão a contratação de serviços de perfuração para sete poços firmes, com opção de outros três ou quatro contingentes. As contratações foram aprovadas pelo PetroRio na quarta-feira (22/9). O bid, lançado no início de 2020, foi suspenso logo em seguida devido à Covid-19, sendo retomado apenas em março de 2021.

A campanha de perfuração dos poços de Frade e de Wahoo será executada pela sonda Norbe VI, da Ocyan. A semissubmersível foi contratada pela PetroRio em julho, sendo que a projeção é de que o trabalho possa se estender por cerca de dois anos.

Dos sete poços firmes da campanha, três serão perfurados em Frade e quatro poços em Wahoo. A sonda iniciará a campanha pelo campo de Frade, só perfurando os primeiros poços de Wahoo após a conclusão das atividades no projeto vizinho.Concluída a perfuração dos setes poços firmes, a PetroRio avaliará a possibilidade de a sonda executar a campanha contingente. Se aprovada a atividade adicional, a sonda será novamente remanejada para o campo de Frade.

Além da recente contratação do serviço de perfuração, a PetroRio conduz um outro bid voltado ao subsea do tie-back de Wahoo. A expectativa inicial era de concluir o processo até setembro, mas o cronograma acabou sendo adiado para outubro.

A PetroRio planeja colocar Wahoo em operação em operação em 2024. O projeto prevê que os quatro poço do sistema sejam interligados via tie-back ao campo de Frade, localizado a cerca de 35 km. Explotado pelo FPSO Frade, o ativo produz, no momento, 165 mil barris de petróleo por dia (bpd).

Fonte: Petróleo Hoje

Schlumberger, Baker e Halliburton contratadas para Frade e Wahoo