
Enquadramento na NR-13
A norma Regulamentora NR13, regula equipamentos que trabalham com pressão acima da pressão atmosférica, sendo eles caldeiras, vasos de pressão e tubulações. A inspeção e manutenção desses equipamentos são de extrema importância pela segurança e também por se tratar de itens inspecionados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Teste de Carga
Realização de testes de carga em equipamentos, com uso de células de carga digitais e pesos aferidos. Eles são usados para validar a aceitabilidade dos limites operacionais de um sistema de acordo com cargas de trabalho variáveis.

Teste Hidrostático
Teste que mede a integridade estrutural do equipamento pressurizado que contenham em seu interior um líquido ou um gás. Existe uma gama extensa de equipamentos que podem ser testados, dentre ele caldeiras, cilindros de gás, tubos em um sistema de água, etc. O teste assegura que não existam quaisquer fugas no recipiente e que é estruturalmente seguro realizar qualquer operação normal para tal equipamento.

Cálculo Estrutural
Cálculo que estabelece a dimensão e a capacidade de sustentação dos elementos básicos de uma estrutura. É utilizado para analisar o comportamento de estruturas submetidas à esforços diversos, aplicados em várias direções, com o objetivo de verificar a resistência adequada dos elementos estruturais sob combinações de carregamentos extremos ao longo de sua vida útil e também de prever as deformações das mesmas sob combinações normais de carregamento durante sua utilização.

Inspeção em Ultra-som
Com a inspeção de solda por ultrassom é possível detectar descontinuidades, monitorar a condição de desgaste e extrair dados importantes de uma maneira eficaz e precisa, com o objetivo de evitar mais danos ao equipamento garantindo assim a estabilidade do mesmo.

Inspeção por ME
A inspeção por ME é aplicável para detecção e dimensionamento de danos do tipo, perda de espessura, defeitos de fabricação e variações dimensionais. Pode ser aplicada a quase todos os tipos de materiais, nas mais variadas espessuras e em temperaturas de até 450° C.

Inspeção por Líquido Penetrante
O ensaio por líquido penetrante presta-se a detectar descontinuidades superficiais e que sejam abertas na superfície, tais como trincas, poros, etc.; pode ser aplicado em todos os materiais sólidos que não sejam porosos ou com superfície muito grosseiras.

Inspeção por Raio X
A Inspeção de Solda por Raio X é um método não destrutivo de inspeção de solda. É extremamente eficiente, pois durante a sua realização, utiliza-se uma técnica não invasiva, capaz de analisar o material ou o equipamento, sem lhes causar qualquer tipo de dano. A Inspeção de Solda por Raio X tem como função fornecer informações sobre o teor de defeitos de um produto específico, e sobre as características tecnológicas de um material. Além disso, é utilizada também para monitorar a degradação de componentes, equipamentos e estruturas.

Inspeção por Partícula Magnética
Serviço de ensaio não destrutivo que torna possível a detecção de descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais ferromagnéticos (o material pode ser magnetizado).

Inspeção por Endoscopia
A inspeção de endoscopia industrial tem como objetivo a inspeção da região interna da tubulação, verificando se a superfície e/ou a junta soldada atendem as especificações exigidas conforme avaliação técnica.

Inspeção de BOP
Inspeção dimensional onde é utilizado instrumentos de medição, para detecção de desgastes de materiais referente as suas medidas especificadas. A depender da necessidade, é realizado ensaios de End’s tais como Liquido Penetrante, Dureza e ou Partícula Magnética e na sua inspeção final é feito Teste Hidrostático.

Inspeção em Coluna
Inspeção dimensional com instrumentos de medição e calibradores para detectar desgastes das roscas. Associado a isso é realizado ensaio de Partícula Magnética, nas extremidades do corpo do tubo para detecção de trincas, conforme indicado na Norma API.

Inspeção Dimensional
Inspeção dimensional é realizada através de instrumentos de medição, tais como, paquímetros, micrômetros internos, externos, de profundidade, relógios comparadores, dentre outros. A qual serve para detecção de desgaste dimensional do equipamento conforme descrito na norma e/ou pelo fabricante do equipamento.